Agave angustifoia
Sinonímia: Agave breedlovei, Agave angustifolia 'Marginata', Agave
costaricana, Agave panamana, Agave ixtli, Agave endlichiana, Agave donnel-smithii,
Agave zapupe, Agave yaquiana, Agave prainiana, Agave letonae var. marginata,
Agave marginata, Agave jacquiniana, Agave pacifica, Agave excelsa, Agave elongata
- Nome Popular: Piteira-do-caribe, agave, agave-da-borda-amarela
- Origem: Antílhas e México
- Ciclo de Vida: Perene
O clima é seco? Use agaves! Esa aqui é a piteira-do-caribe, e como todas as agaves, parece uma escultura. Folhas longas, duras, em forma de espada, formando uma roseta espinhenta. A espetada dói muito e é uma dor diferente, que demora a passar, por isso sugiro não usá-la perto dos caminhos, calçadas, portões, e nem em jardins visitados por crianças e cachorros.
A angustifolia serve para a produção de Mezcal, (licor mexicano), sabendo que a tequila é um mezcal.
Quando a angustifolia está adulta - e isso pode acontecer por volta dos dez anos, a floração aparece em um bastão alto, chegando a 3 metros de altura que aparece de repente, em pouquíssimos dias ele nasce e cresce.
No paisagismo, os maciços de piteiras-do-caribe ficam bem em jardins amplos. Isoladas elas podem ser usadas em jardins de pedra e geométricos. Como não cresce tanto quanto as outras agaves, a angustifolia pode até ser plantada em vasos, mas sempre sob sol pleno, em solos leves, arenosos, bem drenáveis e enriquecidos com matéria orgânica. As regas devem ser poucas e esparsas, apenas quando o substrato secar e a adubação anual com NPK 10-10-10 é suficiente.
Tolera sombra parcial. Multiplicam-se por sementes e pela separação das mudinhas que se formam na inflorescência e na base da planta mãe.